De acordo com o propositor da honraria, a homenagem a Silmara Lemes da Rosa Oliveira se fez merecida devido aos relevantes serviços prestados na área da saúde e promoção social, aos moradores dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Vale do Peixoto, como Secretária Administrativa da Casa de Amparo, do CISVP em Cuiabá.
Mini Biografia da Homenageada
Silmara Lemes da Rosa Oliveira, tem 49 anos e é casada com Cláudio Miguel de Oliveira há 33 anos. Além de ser esposa e mãe, ela também é avó e Secretária Administrativa da Casa de Amparo há 4 anos. Tem dois filhos, o Vinícius e o Marcos, e uma neta chamada Melissa, com 1 ano e 4 meses, filha do Vinícius e da Karinny, além do Pedro Miguel, com 4 meses, filho do Marcos e da Déborah – que são as suas maiores riquezas. Moraram em Peixoto de Azevedo durante 20 anos. Desde 2010, estão residindo em Cuiabá e, em agosto de 2019, foi convidada pela primeira Dama de Peixoto de Azevedo Marisete Alberti Souza, esposa do prefeito e amigo Mauricio Souza para assumir a Casa de Amparo do CISVP em Cuiabá.
Silmara cresceu em Matupá, onde foi uma aluna exemplar da renomada Escola Estadual Antônio Ometto, a primeira de Matupá e quando se casou foi morar em Peixoto de Azevedo, onde ficou por 20 anos, mas a grande parte dos seus familiares moram até hoje no município de Terra Nova do Norte. Dos quatro municípios que são atendidos na Casa de Amparo, Silmara tem vínculo emocional com cada um deles, pois conviveu uma vida toda nessa linda região, o Nortão de Mato Grosso.
Durante uso da tribuna, em agradecimento à homenagem recebida, Silmara nos relatou um pouco da história da Casa de Amparo ou de Apoio como é mais conhecida pela população. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Vale do Peixoto é um consórcio que atende quatro municípios: Matupá, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. Dentre as instituições que o consórcio mantém está a Casa de Amparo, localizada em Cuiabá, MT, a qual ela, enquanto Secretária Administrativa, cuida. Na Casa de Amparo, todos os pacientes são atendidos com hospedagem, alimentação e transporte. Lá são atendidas uma média de 350 a 400 pessoas por mês, com um total de 112 leitos distribuídos em 37 suítes.
Desde que ela assumiu a Casa, mesmo com limitações ela tem buscando incessantemente as melhorias que se fazem necessárias. Nos últimos anos, a saúde em geral passou por muitas dificuldades devido à pandemia que enfrentamos, o que limitou os recursos para que se pudesse fazer melhorias na Casa. Silmara criou dois importantes projetos que uma vez consolidados irão melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas que dependem desta casa, que são: a implantação do projeto de Energia Solar e a instalação de condicionadores de ar em todos os cômodas da Casa – isso é a necessidade mais urgente, já que Cuiabá é muito quente e as pessoas têm sofrido por causa do calor -. Sabemos que temos muito para melhorar, mas fazemos o melhor com o que temos, confidencia ela.
Silmara gosta sempre de repetir que a Casa de Amparo é uma extensão do lar dessas pessoas, tanto dos pacientes quanto dos acompanhantes, para os momentos que mais precisam, haja vista que saúde é sempre urgente.
Por derradeiro, ela agradece imensamente ao Deus Eterno pela bondade e cuidado concedidos a ela e aos seus e extensivo a todos que, de alguma maneira, foram e estão sendo canal de bênçãos na sua minha vida, restando dizer apenas: Gratidão.
Por fim, diante desse valoroso exemplo de cidadania e solidariedade, somado a capacidade de realização, resta-nos somente apresentamos à Nobre Mesa a maior honraria deste Parlamento a Sra. Silmara Lemes da Rosa Oliveira, que à partir desta data ela será reconhecida como a mais nova cidadã Matupaense.