A Câmara Municipal de Matupá aprovou nesta segunda-feira (08), o projeto de lei Nº 037/2022, que Institui e Inclui no calendário oficial de eventos do município a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação, a ser realizado anualmente na 2ª semana do mês de setembro
De autoria dos vereadores Marcos Icassatti – MDB, Carmilton Jorge – PL, José de Jesus Louredo – PL, Julia Uczai – MDB, Samuel Pereira – PL e Douglas Picotte – Solidariedade, o referido projeto tem como objetivo auxiliar e envolver a sociedade na prevenção dessa prática, bem como orientar os pais, a desenvolverem medidas que ajudem os jovens a superarem situações geradoras do sofrimento psíquico e emocional, buscando afasta-los da prática da automutilação.
A automutilação pode ser definida como comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. Esse comportamento é repetitivo, chegando, em alguns casos, a mais de 100 vezes em um período de um ano.
Estudos apontam que os motivos mais comuns para a pratica de automutilação (cortar a própria pele, bater em si mesmo ou até queimar-se), são o alivio das emoções aversivas, (raiva e culpa), e geração de sentimentos diante uma sensação de vazio ou despersonalização.
Ainda de acordo com a justificativa do projeto, o intuito é chamar a atenção para o problema e assim envolver a comunidade escolar/universitária e a sociedade em geral a discutir e desenvolver medidas que contribuirão para transformar positivamente esse cenário.