O projeto urbano de Matupá foi muito bem planejado e hoje o município já possui área de expansão suficiente para abrigar uma população de aproximadamente 300 mil pessoas. As novas áreas de expansão já estão sendo regulamentadas e um projeto de lei está sendo analisado pela Câmara Municipal com objetivo de mudar a cobrança do imposto sobre essas áreas.

Hoje os proprietários dessas áreas que poderão no futuro se tornar novos loteamentos pagam apenas o ITR – Imposto Rural que é mais barato. Com objetivo de passar a cobrar IPTU dessas áreas um projeto de Lei foi enviado à Câmara e está sendo analisado pelos vereadores. O assunto deve entrar em pauta após o recesso parlamentar.

O vereador Marcos Icassatti, que defendeu a ideia apresentada pela Prefeitura, disse que a medida poderá mobilizar os proprietários das áreas a criar loteamentos com preços mais baratos à população.

“Com muitas áreas que passará a ser taxadas com IPTU, os donos irão ser obrigados a vender lotes a preços mais atrativos evitar continuar pagando IPTU de todas estas áreas e com isso a população deverá ser beneficiada.” – comentou o vereador Marcos Icassatti.