Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Matupá, os vereadores votaram e aprovaram o Projeto de Lei Ordinária Nº 032/22 que “Autoria o Executivo Municipal a celebrar convênio com clínicas médicas, visando a implantação do Programa meia-consulta junto aos pacientes hipossuficientes do município e dá outras providencias”.
A autoria do projeto é dos vereadores Carmilton Jorge e José de Jesus Louredo, ambos do PL.
O objetivo é criar mais uma ferramenta eficaz no atendimento aos munícipes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou seja, hipossuficientes.
De acordo com a justificativa vários municípios já adotaram este sistema, onde em parceria com clinicas trabalham com o Programa que oferece desconto nas consultas, assim o paciente que após uma triagem do município for enquadrado como hipossuficiente, poderá optar em pagar a meia-consulta a esperar pelo atendimento que demora em média 15 a 30 dias na rede pública devido à grande demanda, principalmente em determinadas especialidades.
Ainda de acordo com a justificativa apresentada pelos parlamentares, essa parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público é de grande importância para todos, pois ajuda a desafogar o número de consultas na rede pública e fomenta a demanda nas clinicas particulares.