O vereador e segundo secretário da Câmara Municipal Douglas  Picotte - SOLIDARIEDADE, indicou ao Poder Executivo a instalação de um Centro de Zoonoses em Matupá.


O objetivo é evitar problemas de saúde pública, principalmente em função dos animais e insetos transmissores de doenças.

O órgão é responsável pelo controle de populações de animais domésticos como cães e gatos e de animais sinantrópicos como ratos, mosquitos, morcegos, entre outros, visando o controle das doenças transmitidas (zoonoses e doenças transmitidas por vetores) e agravos provocados por estes animais.


Picotte destaca que a implantação deste centro vai tirar de circulação cerca de 300 animais que são considerados uma ameaça à saúde humana. O gato e o cachorro por exemplo sem imunização transmitem a raiva animal, sendo um perigo para a população. Segundo informações da vigilância sanitária, atualmente o índice desta doença é quase zero no município por conta das diversas campanhas realizadas em anos anteriores e estimuladas pelo Ministério da Saúde.

Com o Centro de Zoonoses, outros animais serão combatidos pela prefeitura como, por exemplo, o rato que é transmissor da leptospirose, haja vista a cidade estar crescendo a cada dia, a tendência é aumentar também o risco de transmissão de doenças por esses animais se não houver um trabalho o mais rápido possível.