Competição escolar terá como principal palco o Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Foto: André Motta/rededoesporte.gov.br
O Ministério da Cidadania publicou no início da noite desta terça-feira, 19.10, o Extrato de Dispensa de Chamamento Público para formalizar um Termo de Fomento em torno dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB's). O megaevento esportivo do desporto escolar, retomado depois de um hiato de 17 anos, será realizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, entre 29 de outubro e 5 de novembro.
O Termo de Fomento entre Ministério da Cidadania e Confederação Brasileira do Desporto Escolar prevê um repasse de R$ 17,9 milhões para a realização dos JEB’s, que vão reunir cerca de 6 mil estudantes de 12 a 14 anos, das 27 Unidades da Federação, na disputa de 17 modalidades. Levando em conta técnicos, delegados e profissionais de suporte, o evento mobiliza mais de sete mil pessoas. Cada delegação é composta por até 298 (duzentos e noventa e oito) integrantes, entre dirigentes, professores/técnicos e estudantes-atletas.
Os recursos serão utilizados para transporte, hospedagem e alimentação das delegações, além da aquisição de materiais esportivos, contratação de árbitros, delegados e responsáveis pela área médica, além de setores responsáveis por medidas sanitárias, logística de transporte e de tecnologia e pela face cerimonial, entre outros quesitos.
Locais
Quinze das 17 modalidades vão utilizar a estrutura do Parque Olímpico, incluindo as arenas sob gestão do Governo Federal: Arenas Cariocas 1 e 2, Velódromo e Centro Olímpico da Tênis. Também serão utilizadas, no Parque Olímpico, a Arena Carioca 3, o Complexo Aquático Maria Lenk e instalações temporárias nas áreas comuns do parque.
As provas de atletismo serão no Cefan, instituição da Marinha do Brasil reformada para os Jogos Rio 2016, e o basquete terá como palco a Arena da Juventude, no Complexo Olímpico de Deodoro, também reformado e utilizado nos Jogos Rio 2016, atualmente sob gestão do Exército Brasileiro.
Os JEB’s terão disputas oficiais em atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo. Além disso, o evento contará com disputas de skate, escalada, dança, curling e polo aquático como modalidades demonstrativas.
Os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).