Matupá - MT
Rua 2-N-336, Bairro ZC-1, CEP: 78525-000

História da Cidade

Nossa Cidade

Criada a partir da visão empreendedora dos acionistas da Colonizadora Agropecuária do Cachimbo, onde propunha uma destinação nobre a área excedente ao projeto de pecuária de corte (Fazenda São José), contribuindo de um lado, para a ocupação de vazios característicos da região amazônica, foi protocolado junto ao INCRA o Projeto Urbanístico da cidade de Matupá, em Março de 1.984.

Localizada a 700 km de distância da capital do estado, no entroncamento das BR-163 e MT-322 (Antiga BR-080). Considera-se como data de fundação de Matupá o dia 19 de setembro de 1.984. A fundação é creditada à família Ometto, através da Agropecuária do Cachimbo S/A.

O nome dado pelos empreendedores Matupá advém da língua Tupi uma palavra de origem amazônica que, em resumo, tem dois significados: Um cientifico, “Mato denso à beira dos rios e dos lagos” e outro humanizado, “Mato Abençoado por Deus”, exprimiu o padrão urbanístico a se adotar: uma cidade que respondesse as condições de ecologia que se integrasse natural em que floresta e o rio fossem valorizados e ao mesmo tempo respondesse as nossas tradições de viver na cidade.

Cidade Floresta não apenas cidade jardim, capaz de ser também o pólo do processo de ocupação da região. Assim sendo, a paisagem regional e sua maciça cobertura vegetal de florestas, vem sendo penetrado por área de colonização abertas à agricultura e a pecuária, núcleos urbanos e vias de penetração, a partir de setores constituídos rodovias.

Matupá é um programa de colonização muito especial implantada a partir da necessidade de criação de um centro regional, possui uma área urbana com infra-estrutura básica totalmente pronta e uma rede rural com infra-estrutura suficientemente desenvolvida para o inicio de atividades produtivas.

Matupá foi criada para atender a necessidade de apoio em uma grande região com rápido processo de desenvolvimento e foi planejada para permitir industrialização de produtos na própria região.

De acordo com o projeto de implantação, Matupá deverá tornar-se uma das melhores cidades do Estado de Mato Grosso, com infra-estrutura de comércio, serviços, educação, cultura, saúde e comunicação. O projeto para ocupação da cidade (sede) se mostra em 03(Três) etapas, sendo a 1ª para abrigar 50.000 habitantes, 2ª para 100.000 habitantes e 3ª etapa para abrigar 300.000 habitantes, e o que é mais importante é na horizontal, não necessitando de edificações, onde o custo é maior.

Matupá é uma cidade ampla e planejada ao estilo das cidades mais modernas, ao estilo de Brasília, suas ruas modernamente traçadas facilitam o escoamento do trânsito. As bases urbanísticas da cidade foram idealizadas pelos catedráticos da FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP de São Paulo, Dr. Cândido Malta Campos Filho e Dr. Carlos Costa.

O núcleo urbano de Matupá foi elevado à categoria de distrito, em 11 de dezembro de 1.985, através da Lei nº 4.937, quando ainda pertencia ao município de Colíder, através da ADECOM (Associação de Desenvolvimento Comunitário de Matupá), o distrito conquistou sua emancipação político-administrativa, com Lei n.º. 5.317 de 04 de Julho de 1.988. Com a criação do Município, sendo realizada a eleição em 1988, deu-se a Promulgação da Lei Orgânica Municipal em 1990, dando legitimidade e representatividade aos Legisladores eleitos.

Os poderes da 1ª Legislação município foram divididos da seguinte forma: Poder Executivo: Prefeito Municipal o Sr. Adário Martins de Almeida; Vice-prefeito Norberto José Gehlen, Poder Legislativo, Vereadores: Elo Eidt, Jorge Laurindo Alves Jorge, Catarina Tavares Diniz, Arlindo Capitani, José Walnir Barbieri, Pedro Costin, Antônio Moreira de Souza, Rogilmar Zuchetto Turcatto, José Marcondes Araújo, e Victor Fidelis Donini (in memorian).

A atual administração é composta pelo Prefeito Municipal Valter Miotto Ferreira, Vice-prefeito Antonio Pereira Sobrinho e pelos vereadores,Bruno Santos Mena, Celso Martin Costin, Edvandro Neto Siqueira, Elywd Pereira da Silva, João Dal'Agnol - JOÃO MECÃNICO, Levi Donizete de Almeida, Marcos Icassatti Porte, Marinilde Bernardi Dal'Áqcua, Valdemar Frigeri- CAPITÃO.

O município de Matupá tem 5.152 Km² de área geográfica, a sede está há 300 metros acima do nível do mar, tem uma população segundo dados do IBGE/2007 de 14.243 habitantes, no pleito 2008 o município contou com 8.894 eleitores. Faz limite ao norte com o município de Guarantã do Norte e parte do Sul do Pará, ao sul com o município de Peixoto de Azevedo, a leste com Peixoto de Azevedo e a oeste com os municípios de Novo Mundo e Nova Guarita.