A Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (19), a última Sessão Ordinária do ano de 2022, e contou com o plenário lotado.

Com pauta cheia, a noite teve muitas homenagens, além da Prestação de Contas Anuais do Município e reivindicações dos moradores do interior.

Por unanimidade os vereadores aprovaram a Prestação de Contas da Administração Municipal referente ao exercício de 2021, período em que a Prefeitura de Matupá contou com três gestores diferentes, Fernando Zafonatto (cassado por improbidade administrativa), Marcos Icassatti (prefeito Interino), e o atual prefeito Bruno Mena.  A votação foi aberta e individual, conforme dispõe o regimento interno, contando com todos os votos favoráveis.

De autoria do vereador e 2º secretário Douglas Picotte – SOLIDARIEDADE, o Título de Cidadã Matupaense foi entregue para Vânia Cinara Becker, ex-secretária de cultura do município. Uma forma de reconhecimento e agradecimento aos relevantes serviços prestados por Vânia à sociedade.

A mesma honraria também foi entregue à Valdecir Noronha (Tililim), ex-secretário de obras. A autoria da homenagem é do vereador e presidente do Legislativo Marcos Icassatti – MDB. Durante a Palavra Livre na Tribuna, todos os vereadores fizeram questão de enaltecer o legado deixado por Vânia e Tililim em Matupá, pois foram anos de muita dedicação e competência a frente de duas importantes secretarias. SAUDADE, essa foi a palavra mais usada pelos parlamentares para expressar o sentimento que todos sentem pelos dois homenageados.

Já a MOÇÃO DE APLAUSOS foi entregue aos Voluntários Bom Futuro. De autoria do vereador Elisandro Soares – PODEMOS, o grupo recebeu a Moção como forma de reconhecimento as relevantes ações de cunho humanitário realizadas ao longo do ano. São profissionais que além de desempenharem a função de funcionários dentro da empresa, ainda conseguem tempo e disposição para se engajarem nas causas sociais, transformando vidas. O grupo traz muita alegria, energia contagiante, além de muito talento.

Ainda durante a Sessão foi entregue o Título de Policial Destaque do Ano aos policiais Cleyton de Matos Silva e Ricardo Alexandre de Souza Carvalho da Policia Militar, e Aliandro Marques Pereira e João Osmar Telles Turcatto da Policia Civil. A honraria é um Projeto de Resolução apresentada pelo vereador Elisandro Soares. O projeto foi aprovado em Agosto deste ano, e tem como objetivo homenagear os profissionais da segurança pública que se destacaram em suas funções durante o ano.

Os vereadores ainda ouviram as reivindicações apresentadas pelos moradores da Comunidade Flor da Serra, os quais se manifestaram através de cartazes pedindo para que as salas anexas a Escola Municipal Norberto Jose Gehlen não sejam fechadas, como determina a Secretaria Estadual de Educação – SEDUC.

Vale destacar que mesmo com o Recesso Parlamentar, os trabalhos do Legislativo irão continuar normalmente, com o atendimento interno, bem como sessões extraordinárias se caso for necessário.