Aconteceu na manhã desta quarta-feira (09) no auditório da Câmara de Matupá a reunião de apresentação e formalização do Projeto ‘Unidos pelo Rio’ que estará sendo desenvolvido no dia 02 de setembro das 07:00 as 11:00 horas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto, Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires,  SEMA-MT, Rotary Clube, Igreja Assembleia de Deus Madureira, Pescadores Ribeirinhos,  Lions Clube, Câmara de Vereadores e Secretarias Municipais de Educação, Agricultura, Obras e de Governo.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Valdemar Frigeri (Capitão), será feita uma limpeza em regra nas margens, leitos e águas dos Rios Peixoto e Peixotinho. “Iremos coletar e separar os materiais poluentes e garantir o lazer, a fonte de alimento aos ribeirinhos, a qualidade da água e a procriação dos peixes. Estamos engajados neste objetivo de preservação ambiental”, disse o Secretário.

Dentre as atividades programadas estão a limpeza, instalação de placas de educação ambiental, plantio de mudas nas margens dos rios, orientações aos ribeirinhos, entrevistas em rádios e tvs, além de utilização das mídias sociais como forma de conscientização.

Os Técnicos da COOGAVEPE, Fernando Paulo Oliveira (Engenheiro Ambiental) e André Zampieri (Engenheiro Florestal) representaram a instituição e em nome da Diretoria e dos Cooperados garantiram todo apoio logístico de barco e motor, caminhonetes, equipe de colaboradores e o emprego da força da comunicação da Cooperativa de Garimpeiros na divulgação e execução do projeto ‘Unidos pelo Rio’.

A Presidente do CBH do Médio Teles Pires, Ethiane Agnoletto, destacou a ação como sendo de extrema importância para a despoluição dos rios e que irá impactar diretamente na educação dos cidadãos, na mudança de hábitos e na conscientização de que a água está presente na irrigação de culturas alimentares, na fonte de alimentos as famílias ribeirinhas, no lazer e na produção de água para o abastecimento das cidades da região.

A Secretaria de Meio Ambiente Matupaense, a COOGAVEPE e os demais parceiros do Projeto ‘Unidos pelo Rio’, lembram que o descarte do lixo acarreta muitos problemas, como a contaminação dos rios, a destruição da flora e fauna aquática e a proliferação de diversas doenças.