Foi realizada na noite desta segunda-feira 18/04, a 6ª Sessão Ordinária de 2022, da Câmara Municipal de Matupá

Uma sessão que contou com 14 requerimentos, os quais foram destinados a diversas pastas do executivo, solicitando informações importantes para o trabalho de fiscalização dos parlamentares.

Também foram apresentadas pelos vereadores ao executivo, um total de 22 indicações, são sugestões de trabalho visando atender os anseios da população e trazer infraestrutura e benfeitorias à sociedade matupaense.

Uma Concessão de Título de Cidadania Honorária também foi concedida, atendendo o Projeto de Decreto Legislativo Nº 006/22, de autoria dos vereadores Carmilton Jorge (PL), e Marcos Icassatti Porte (MDB). A Homenagem foi entregue a Professora Kátia Sirlene Dias. Os vereadores reconheceram a importância do relevante trabalho da Professora Kátia, durante os longos anos dedicados à educação no município.

Criada na Linha da Fartura, Kátia descobriu sua vocação ainda muito jovem, e mesmo com todas as dificuldades e condições precárias que as escolas do interior enfrentavam, a professora nunca deixou de entregar um serviço de qualidade, oferecendo aos seus alunos muito mais do que conhecimento em sala de aula, mas também oferecendo um apoio, um abraço, um sorriso, gestos que até hoje são lembrados e destacados por todos. Enfim, Professora Kátia é um verdadeiro exemplo de mulher brasileira, que mesmo com todas as dificuldades, suas dores, suas perdas, nunca deixou de lutar e acreditar em um amanhã melhor, portanto motivos não faltaram para que a Câmara Municipal de Matupá, reconhece-se o seu legado e a presenteasse com a honraria do Título de Cidadã Matupaense.

Durante a Ordem do Dia vários Projetos de Lei Ordinária foram recebidos, analisados e votados pelos vereadores, a exemplo do Projeto de Lei Nº 007/22 de autoria do Vereador Elisandro dos Santos Soares (PODEMOS), o qual autoriza o Poder Executivo Municipal, a implantar o Projeto “A água passa e o lixo fica”, visando sanar a problemática dos tubos e bocas de lobos entupidos, bem como várias outras situações que são geradas a partir do lixo urbano.

O Projeto de Lei Nº 1135/22 de autoria do Poder Executivo, também foi aprovado, tendo como objetivo, repassar anualmente recursos financeiros ao Colegiado Estadual de Gestaores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso – COEGEMAS/MT.

Já entre os projetos que foram baixados para que as comissões possam analisar e votar dentro do prazo regimental, está o Projeto de Lei Nº 010, de autoria do Poder Legislativo, que institui a Tarifa Social de água e esgoto, destinada as famílias de baixa renda, aposentados, pensionistas e portadores de necessidades especiais, no âmbito do município de Matupá. O Presidente da Câmara Marcos Icassatti destacou que o projeto é uma forma encontrada pelos vereadores, para atender a população, pois está sendo cobrado uma taxa de esgoto junto com a taxa de água, ocasionando assim autos valores nas contas mensais, e o projeto tem como objetivo amenizar o impacto junto as famílias, principalmente as famílias de baixa renda.