Realizada na sede do paço municipal, a reunião contou com a participação da secretária municipal de agricultura, Andreia Varea e a equipe da secretaria, agricultores familiares e o presidente da Associação dos Pequenos Produtores e Feirantes de Matupá – Osvaldo Turcatto, Gilmar Ferreira Nantes, técnico da Empaer, Marcos Rogério e os vereadores Marcos Icassatti Porte e José Louredo.

Um esboço do Plano Municipal de Agricultura Familiar foi apresentado pela secretária, que reforçou a importância da participação do Poder Legislativo, frisando que a criação do Plano foi uma indicação feita em tribuna.

O Plano traz em seu escopo seis eixos para nortear as ações a serem desenvolvidas, sendo: I – Produção sustentável; II – Agregação de Valor e Comercialização; III – Assistência Técnica e Extensão Rural; IV – Regularização Ambiental e Fundiária; V – Governança e Controle Social; VI – Transversais.

O objetivo geral do Plano Municipal de Agricultura Familiar de Matupá é fomentar o desenvolvimento rural do município, através de parcerias, organizando as demandas da agricultura familiar de forma coletiva, possibilitando o acesso à assistência, informações e tecnologias produtivas de baixo impacto ambiental, melhorando a qualidade de vida aumentando a renda das famílias produtoras.

Cada participante ficou com uma cópia do esboço do projeto, que deve ser analisado e discutido em nova reunião, com as observações feitas.