Na última sessão legislativa (08/06) parlamentares municipais apresentaram Moção de Repúdio em face do prefeito municipal senhor Valter Miotto Ferreira, por, segundo os próprios vereadores, “utilizar da imprensa para divulgar mentiras e agredir a nós vereadores, chamando-nos de bandidos”.

O fato ocorreu na última semana, em entrevista veiculada em um jornal escrito de grande circulação, onde o prefeito divulgou as informações inverídicas ao explicar sobre a demora nas obras de asfaltamento em bairros da cidade. Nas palavras do prefeito: “O Projeto de Lei foi encaminhado em Regime de Urgência Especial, devido à relevância, porém o pedido foi derrubado pelos vereadores de oposição Bruno Mena, Roberto Teruel, Valdemar Frigeri e Lacerda (...) classifico como sendo uma atitude de bandidagem de alguns membros do Legislativo Municipal com esses moradores”, disse Valter Miotto, fazendo ofensas públicas aos parlamentares.

Ocorre que, conforme relatam os vereadores na referida Moção de Repúdio, as informações do prefeito não são verdadeiras, tendo em vista que o projeto chegou à Câmara de Vereadores no dia 22/08/2019 e foi aprovado por todos os vereadores no dia 30/08/2019, ou seja, não foi “derrubado” em momento algum, tendo sido inclusive aprovado em tempo recorde (8 dias), para um projeto de tal magnitude, que autoriza o município a se endividar em 14 milhões de reais, valor este que será pago pelos próximos 3 mandatos de Prefeito.

Segundo os vereadores Bruno Mena, Roberto Teruel, Valdemar Frigeri e Lacerda a prefeitura teria iniciado a licitação cerca de 1 mês após a aprovação do projeto, tendo-a cancelado por duas vezes, concluindo o processo licitatório apenas 4 meses após a aprovação, o que os leva a apresentar ainda mais questionamentos quanto à eficácia e lisura do executivo municipal. Em suas palavras: “Se o Prefeito estava com tanta pressa por que é que somente lançou a licitação das obras quase um mês depois da aprovação da Lei, no dia 24/09/2019 e mais, cancelou duas vezes as licitações vindo a concluí-las somente no dia 03/01/2020, mais de quatro meses depois de a Lei ter sido aprovada pelos Vereadores?”

E continuam, ainda na mesma Moção de Repúdio: “O Sr. Prefeito, se não tem respeito pelo Poder Legislativo deve ao menos ter respeito pela população e esclarecer por que é que cancelou duas vezes as licitações das obras, se por incompetência ou porque a empresa que ele queria privilegiar não havia vencido as licitações?”.

Os parlamentares concluem informando que o projeto que disponibiliza estes recursos está disponível desde 2012, e que seus trâmites poderiam ter sido ainda mais antecipados, apesar de ter sido aprovado em tempo recorde por todos os parlamentares, de fato preocupados com o bem estar da população, ao invés de ser feito da forma como foi, com morosidade no processo licitatório, ineficácia demonstrada pelos cancelamentos, ainda não devidamente esclarecidos, que culminaram nas acusações inverídicas e ofensivas aos membros do legislativo municipal.