Buscando promover a saúde no ambiente de trabalho, e sempre valorizando seus servidores no ambiente de trabalho, o projeto de Segurança no Trabalho e Ginástica Laboral segue garantindo qualidade aos servidores da Câmara Municipal de Matupá. A Ginástica é promovida pela Clínica Guarantã, em todos os departamentos.

A atividade, realizada pela fisioterapeuta Andressa Brito, tem como objetivo estimular as pausas ativas dos servidores em suas jornadas de trabalho, através da realização de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Os profissionais inicialmente fazem visitas para orientação dos servidores (realização supervisionada dos exercícios e entrega de material informativo) e ficam à disposição para realizar visitas de acompanhamento, se necessário.

Ginástica Laboral

A ginástica laboral é uma prática que tem como principal objetivo prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.

Com intervenções entre 10 e 15 minutos, a ginástica laboral engloba técnicas de alongamento, respiração, percepção corporal, reeducação postural e compensação dos músculos. Entre os diversos benefícios da ginástica laboral destacam-se a melhora do sistema cardíaco, respiratório e esquelético; aumento da consciência corporal, prevenção de doenças ocupacionais; minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia.

LER e DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são danos decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais, que acometem os trabalhadores, são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.