Oministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, participou na segunda-feira (24) de uma live no Instagram do senador Luiz do Carmo (MDB/GO). Durante o encontro virtual o ministro detalhou o andamento das pesquisas de desenvolvimento de 15 vacinas nacionais financiadas pelo governo federal. Pontes destacou que antes mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia do coronavírus o MCTI já havia reunido um grupo de pesquisadores, a RedeVírus MCTI, que deu as diretrizes para o enfrentamento da doença no país.

“A RedeVírus MCTI foi criada em fevereiro de 2020 e são esses especialistas que nos indicaram as áreas que deveríamos investir no combate ao coronavírus como por exemplo, o reposicionamento de fármacos, produção de vacinas e Insumos Farmacêuticos Ativos, sequenciamento genético do vírus, diagnósticos da doença utilizando inteligência artificial, dentre outros”, explicou Pontes.

Existe a previsão que nesta semana o Congresso Nacional aprecie a PLN nº 6/2021 que busca um reforço de R$ 415 milhões no orçamento do MCTI especificamente para o financiamento de testes clínicos de vacinas nacionais contra a Covid-19.

“Este recurso será muito importante para a continuação dos protocolos necessários para os testes das vacinas brasileiras para que possamos ter o quanto antes, uma vacina nacional”, declarou o ministro.

O leilão do 5G também foi assunto na live com o senador. Marcos Pontes destacou que a tecnologia será essencial para o desenvolvimento em áreas estratégicas como Internet das Coisas, Agricultura 4.0, Saúde 4.0, Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes.