Mini Biografia da Homenageada

Antonia Blasque Bastard, ou simplesmente “dona Antonia” como é carinhosamente conhecida, nasceu em 30/11/1952, na cidade de Regente Feijó, no Estado de São Paulo, paulista por nascimento e matogrossense por adoção, pois há 31 anos deixou de ser “paulistana”, para ser Matupaense.

Dona Antonia é a caçula, décima primeira filha de Esustaqui Blasque e Francisca Parra. Ao chegar em Matupá, trabalharam no garimpo, no campo com pecuária e agricultura. Mãe de 6 filhos, na ordem cronológica a primogênita Aparecida de Fátima Bastard; Dolores Gomes Bastard; Roberto Blasque Nogueira; Lurdes Bastard; Maria Bastard e o caçula Pedro Blasque Bastard.

Por fim, vale a pena salientar ainda, que esta mulher guerreira sempre foi muito dedicada ao trabalho, principalmente no cultivo de produtos hortifrúti, e quem não se lembra dela vendendo as suas verduras para ajudar na subsistência da família, fato este que a enche de orgulho, pois para criar seis filhos não foi uma tarefa fácil, principalmente naquela época em que as coisas eram bem mais difíceis, pois além das dificuldades financeiras , ainda tinham que enfrentar a terrível malária que assolada a saúde das famílias.

Dona Antônia é forte, ela é guerreira, uma inspiração para todas nós, que nunca nos curvamos diante das dificuldades e como uma autentica mulher cristã e que serve de exemplo para muitos, está sempre disposta a beneficiar o próximo, pois acredita que os valores como solidariedade, esperança e fé, fazem parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores, ela sempre, mesmo diante das adversidades, encontrar o caminho para fazer com que as pessoas que sofrem possam ter uma vida com mais dignidade. E para aqueles que dizem não ter mais esperança, ela com muita convicção diz para não pararem de sonhar, pois o sonho desperta a fé e a fé realiza o milagre.

Dona Antônia em toda a sua vida, e principalmente ao passar por grandes adversidades, como quando perdeu o único e grande amor da sua vida, o amado esposo, ela sempre encontrou apoio na família e nunca se deixou abater, muito pelo contrário, conseguiu superar e demonstrar às pessoas que com fé no Criador tudo pode ser superado, e ela segue em frente, sendo exemplo para muitos.

Por tudo o que foi aqui registrado, é apenas parte do que ela é e do que ela representa para nós, e ficará patenteado nas vida das pessoas com quem ela conviveu e convive nestes anos todos, o belo exemplo dessa mulher guerreira, trabalhadora, aguerrida, carismática, amável e especial em todos os aspectos, e que através do seu exemplo de vida e do seu bom serviço prestado nesses longos anos, sempre demonstrou que se trata de alguém com quem se pode contar  e confiar em qualquer circunstância, pois só quem convive com ela sabe o que é ter amigos verdadeiros, razão pela qual que parte da sua família está aqui hoje, nesta Casa de Leis, para receber essa homenagem, que tem grande significado, e enche de orgulho a todos os familiares.

Pelas razões acima elencadas é que temos a satisfação de outorgar a Sra. Antonia Blasque Bastard, a maior honraria deste Parlamento e que a partir desta data ela será reconhecida como a mais nova cidadã Matupaense.