Campanha promove a conscientização sobre os cuidados necessários para se proteger no ambiente digital.

A campanha “O Pix é novo, mas os golpes são antigos”, que acontece de hoje até sexta-feira, é uma iniciativa do Banco Central juntamente com as instituições participantes do Pix. O objetivo é proteger os usuários contra as fraudes mais comuns envolvendo o Pix e consolidar uma cultura de segurança digital.



 

A campanha alerta os cidadãos para as estratégias utilizadas pelos golpistas e conscientiza a respeito dos cuidados necessários para não serem vítimas de fraudes envolvendo o Pix. Para conferir todas as instituições que estão participando da campanha veja imagem abaixo:




Como estratégia de alcance, a campanha conta com diversas ações de comunicação, como divulgação de conteúdo nas mídias sociais do Banco Central e das instituições participantes, a participação de representante do BC em uma live nas redes sociais, além de um evento online promovido pelo BC, com transmissão ao vivo pelo canal do Banco Central no Youtube, em 30 de abril às 14h30, como encerramento da campanha.

 

O evento contará com a participação de Carlos Eduardo Brandt e Caio Moreira, especialistas do Banco Central responsáveis pela implementação do Pix, de Victor Machado e Ricardo Leocadio, representando o GT-Seg (grupo de trabalho temático no âmbito do Fórum Pix que discute especificamente questões relacionadas à segurança) e de Alê Borba, analista de segurança da Google. 

 

Com moderação de Eduardo Daniel, do Departamento de Comunicação do BC, eles conversarão sobre os principais golpes envolvendo meios de pagamentos eletrônicos e darão dicas de como se proteger.

 

Ao longo da semana, o BC convida toda a população a acompanhar o perfil do BC nas redes sociais e interagir com dúvidas para que possam ser sanadas no evento de encerramento.